ALGUÉM ME DESLIGA, POR FAVOR

Gif via Google

Tem vezes que meu cérebro não descansa e, nem mesmo dormindo 6h (meu limite aceitável) por dia, não sinto que depois do sono descansei. Sempre vou deitar pensando no que preciso fazer no dia seguinte. Por um lado é maravilhoso, sei que sou responsável e organizado, modéstia à parte, mas sei que isso me leva a um esgotamento anormal, sem contar no sentimento de insatisfação que eu sinto ao terminar um dia que deixei de fazer uma tarefa ou outra, mesmo sendo algo sem prioridade.

Começo meu dia quase sempre às 8h, isso agora no inverno (na primavera e verão é 6:30 ou 7h). Respondo e-mails, verifico o que tenho de job no dia e o que tem em sites de freelancers pra me inscrever e ter mais jobs, isso enquanto tomo café. Sim, eu não tomo café como parte de um processo do despertar, eu o faço já ligado em 220 volts. Depois disso, checo redes sociais e mensagens. Durante o período de promoção da pré-venda de meu primeiro livro, contatava meu editor todo dia de manhã (porque sou chato, admito). Depois de listar o que preciso fazer pro resto do dia (eu amo fazer listas de tarefas), dou uma pequena geral na casa, ouvindo podcast pra “otimizar meu tempo” consumindo conteúdo relevante.

Passo o almoço tentando relaxar mas já pensando no que precisa ser feito durante a tarde. Tenho dois projetos, mais cliente de social media que me tomam tempo em planejamento e criação de conteúdo. Sem contar os estudos de escrita, autonomia profissional, criação de conteúdo e demais leituras que dou um jeito de inserir na correria da semana.

À noite, após Alef ou eu fazer a janta, curtimos ver algum filme ou série. Como nem sempre temos tempo pra algo longo, pois quase sempre planejamos conteúdo pro dia seguinte (seja pra redes sociais ou algum job e isso nos toma tempo até umas 22 ou 23h), então optamos pelo youtube mesmo. Alef dorme antes de mim e eu fico até umas 2 ou 3h lendo, às vezes também aproveito esse tempo para escrever. Enfim, é tudo muito parado se for descrever, porém meus neurônios fritam. Eu sinto que devo estar sempre produzindo, tanto que revezamos um dia pra cada escolher o filme e eu sempre opto por algo que sei que pode me inspirar a trabalhar ou que posso indicar depois. Isso é meio insano, mas esse sou eu.

Acho que, assim como uma grande quantidade de gente, essa produtividade é uma tentativa excessiva de me ocupar diante de um momento em que estamos todos meio surtados. Me jogo em produzir e me sentir útil. Também, nesse período, tenho dito sim a todos os projetos que acredito serem bons pra mim e que creio dar conta. Sendo assim, quando termino algo e entrego um job já tenho algo na fila para que não fique ocioso.

Tem dias, em não são poucos, em que eu penso “alguém me desliga, por favor”. Só que eu sei que meu rendimento depende de mim e se ficar parado vou começar a noiar com as notícias da pandemia, a política nacional, as catástrofes naturais etc. E deixar minha mente seguir esse caminho seria algo totalmente paralizante pra mim, me conheço e sei disso. Então, sigo produzindo o máximo que posso, criando mil e um projetos, escrevendo horas por dia e dormindo o básico para enlouquecer feliz e de um jeito proveitoso.

Se tu és do time hiper produtividade e vive acelerado e é ok com isso, apenas seja feliz nesse ritmo. Agora se tu és dos mais relax ou da leva que ainda nem se habituou a qualquer tipo de ritmo ou rotina durante o isolamente, sinta-se bem também. Ninguém tem obrigação alguma de ser desta ou daquela maneira. A vida não tem uma cartilha de boa conduta ser seguida. Segue teu tempo e aproveita ele como tu podes. Bem, acho que por hoje chega. É domingo e vou sair desse notebook para relaxar como um ser humano normal, ou quase.

Ouça agora o novo episódio do meu podcast, Estante LGBT:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s